Pesquisa

Notícia

Desporto aeISEP

Desporto aeISEP

Desporto AEISEP

“Fomentar a prática Desportiva”

 

A FADU, Federação Académica do Desporto Universitário, promoveu, nos dias 17 e 18 de setembro, do ano passado, as comemorações do Dia Internacional do Desporto Universitário, no Edifício Transparente, no Porto. Cerca de sete dezenas de jovens Estudantes marcaram presença nesta iniciativa, tendo saído vencedora a Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto, aeISEP. Em segundo lugar ficou a Associação Académica da Universidade de Aveiro e, em terceiro lugar, a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

No mesmo mês, entre os dias 27 e 29, a aeISEP realizou mais uma edição da semana do desporto e da saúde, que contou com diversas atividades lúdicas, dentro das quais Insufláveis, Futebol Freestyle, Aulas de Dança, Demonstração de Muay Thai e ainda, pela primeira vez realizado na aeISEP, um jogo de Snookball. Realizaram-se ainda rastreios de Glicemia, Tensão Arterial e um exame de Audiometria Tonal. Como sessão de encerramento desta semana, realizou-se a Gala do Desporto.

Fazendo um breve sumário do ano de 2016, e dado este por terminado, ficam aqui, em resumo, as classificações referentes às modalidades, individuais e coletivas, representadas pelos estudantes da aeISEP:

Relativamente aos CNU’s – Campeonatos Nacionais Universitários e às modalidades individuais da aeISEP, destaca-se a Natação, com a participação de doze atletas, onde foram disputadas provas e eliminatórias obtendo-se duas medalhas, uma de ouro, individual em 100 metros bruços, pelo atleta Filipe Ramos, e outra de bronze, em estafeta 4×50 metros livres, pelos atletas Ruben Morim, João Sousa, Paulo Silva e Filipe Ramos. Passando para o Basket 3×3 a equipa da aeISEP conseguiu alcançar os quartos de final, ficando assim em 5º lugar. Já em Ténis de Mesa, o atleta José Gonçalves ficou em 4º lugar na tabela de classificações. Por fim, e agora em Xadrez, contamos com um 4° Lugar por Equipas e tendo como melhor classificação individual o atleta Pedro Marinho, que arrecadou o 7° Lugar.

Passando agora para os CAP’s – Campeonatos Académicos do Porto, destaca-se a equipa de Futsal masculino, que neste momento se encontra apurada na 2ª fase, estando entre as oito melhores equipas de Futsal do Porto. Treinada por Pedro Henriques, treinador de Futsal há 20 anos e que comanda atualmente a equipa sénior do FC Unidos Pinheirense, a equipa conseguiu este ano apurar-se para além da fase de grupos, algo que já não acontecia há alguns anos. Quanto ao Futsal feminino, com o mesmo treinador, encontra-se exatamente no mesmo patamar de classificações que a equipa de Futsal masculino. Em Basket masculino a equipa não conseguiu o apuramento para avançar a fase de grupos. Já em Basket feminino, de novo representado por atletas da aeISEP – uma vez que esta se encontrou alguns anos sem possível constituição de equipa devido a falta de elementos – esta encontra-se ainda em treinos, de forma a conseguir alcançar posteriormente um lugar nas tabelas de classificação, sendo este um projeto a longo prazo. Quanto ao Andebol masculino a equipa encontra-se classificada em 6º lugar. No que toca ao Futebol de 11 masculino a equipa encontra-se atualmente em 3º lugar.

Quanto aos TUC (Torneios Universitários de Clubes), organizados pela FADU, a aeISEP encontra-se em 6º lugar com um total de 484,5 pontos.

É ainda de salientar que, pela primeira vez, a aeISEP organizou o campeonato universitário de Karting, realizado no kartódromo do Cabo do Mundo, em Matosinhos, onde foram obtidas as medalhas de ouro e de bronze pelas equipas representadas pelos atletas Bruno Borlido, Alexandre Gomes, Miguel Matos e Pedro Ribeiro, José Macedo, Miguel Moutinho, respetivamente. E fica assim um resumo de mais um ano fantástico, agora terminado. Parabéns a todos !